Hora do Conto

 

“ Hora do Conto”

 

 

De acordo com o Projecto Curricular de Turma, do 3º Ano C, da EB1 de Lamego nº2, estamos desde o início do ano lectivo a realizar o projecto “A Hora do Conto”.

Este projecto nasceu aquando da avaliação diagnóstica da turma, em que se verificou que existiam alunos pouco “amigos” de ler, ou seja, não tinham hábitos de leitura criados.

Depois de conversarmos, nós e a nossa professora, acordámos que seria uma ideia interessante e enriquecedora para cada um e para a turma, se todos lêssemos um pouco duma história que quiséssemos antes de adormecermos e, no dia seguinte, a contássemos para a turma. Assim, havia uma troca de histórias e todos sairíamos a ganhar com esta estratégia.

Sempre que cada um terminasse uma história preencheria a respectiva ficha de leitura, onde constam diversos elementos, nomeadamente: Título do livro, autor, ilustrador, editora, ISBN, quais as principais personagens, data do início/fim da leitura…

A dada altura do ano, surgiu a ideia que seria bom mostrarmos às outras turmas da nossa escola o nosso projecto, e deste modo, motivar os outros alunos para a leitura, observando os livros que já lemos e os vários tipos de fichas de leitura que preenchemos. Para tal, resolvemos fazer uma pequena exposição nos corredores da nossa escola.

Posteriormente, entendemos que devíamos mostrar o nosso trabalho aos restantes alunos do nosso Agrupamento, pelas mesmas razões, ou seja, a motivação para a leitura.

Deste modo, resolvemos colocá-lo no Blog do Agrupamento acompanhado de algumas fotos a ele referentes.

 

Os alunos do 3º Ano C

A Primavera…também tem espinhos.

clip_image003Foi este o título dado a mais uma exposição realizada pela nossa turma, o 4º ano turma D. Como sabem, estamos na Primavera, que é a estação das flores e sobre este tema dialogamos e até pesquisamos na NET.

Depois, o nosso professor teve a bela ideia de nos ceder alguns dos cactos da sua colecção e fazermos uma exposição, não com plantas com flores, mas com plantas com picos, os cactos.

Eram lindos e de muitas variedades. Todos tinham uma etiqueta com o respectivo nome, alguns bem difíceis de pronunciar, pois são de origem latina ou grega.

Os cactos foram expostos sobre várias mesas, num recanto interior da escola.

Esta exposição foi vista por todos os alunos, professores, por vários encarregados de educação, funcionários do agrupamento e pelos responsáveis máximos do Agrupamento da Sé.

 

 

 

Exposição de Carnaval

A turma do 3º A, da EB1 de Lamego nº2, preparou uma exposição sobre o Carnaval. Pintámos máscaras imaginadas e desenhadas por nós. Também trouxemos máscaras que depois recreámos com materiais de desperdício. Criámos ainda uns caretos com materiais recicláveis e fizemos uns fatos com tecidos às tiras, muito coloridos, para os caretos. Vestimos um Arlequim com muitos losangos de tecido coloridos e construímos a sua namorada Colombina através de peças de cartão. Fizémos ainda cartazes com os nossos textos e poesias sobre o Carnaval. Também tivemos na exposição postais, cartazes e uma máscara de madeira de Lazarim, que a Junta de Freguesia emprestou.

     A exposição estava muito bonita.

“Cortejo de Carnaval”

 

 

No dia 20 de Fevereiro, a nossa escola saiu à rua!

Pelas 10 horas, teve início o cortejo carnavalesco da Escola EB1 de Lamego n.º 2 que iria percorrer as principais ruas de Lamego pertencentes à Freguesia da Sé.

Foi gratificante verificar o interesse e envolvimento de toda a comunidade escolar que nessa manhã saiu à rua para participar, ver e acompanhar o colorido e a alegria do cortejo.

A abrir o corso ía a PSP, como sempre disponível a colaborar com a escola, seguida de dois alunos com os seus tambores que marcavam o ritmo, os alunos da Unidade de Apoio à Multideficiência e as diferentes turmas acompanhadas pelos respectivos professores.

Os alunos da Unidade iam fantasiados de borboletas, em homenagem à Natureza e apelo à preservação do ambiente.

Chegados ao fundo do escadório da Nossa Senhora dos Remédios, fez-se uma paragem para que as crianças descansassem e se divertissem um pouco.

 

 

     Unidade de Apoio à Multideficiência (EB1 de Lamego nº2)

“O Amor é a Poesia dos Sentidos…”

“O Amor é a poesia dos sentidos…” foi a frase que deu mote à actividade desenvolvida pela Unidade de Apoio à Multideficiência para celebrar o Dia de S. Valentim, ou seja, o Dia dos Namorados e da Amizade.

Esta actividade teve início a 12 de Fevereiro. Neste dia, os alunos motivados pelo sentido do festejo que se aproximava, deitaram mãos à obra seleccionando imagens na Internet, pintando, recortando e colando os motivos que iriam dar cor à arvore e à mesa onde se iriam expor e distribuir as nossas bolachas em forma de coração que, em simultâneo, iam sendo feitas. Toda a comunidade da Escola de Lamego nº2, atraída pelo intenso aroma a limão e canela, se foi aproximando a fim de adquirir as deliciosas bolachas a troco de uma simbólica quantia para custear as despesas dos materiais utilizados.

Na Sexta-feira, dia 13, logo pela manhã, deslocámo-nos à Sede do Agrupamento, onde, no átrio, se decorou uma árvore e uma mesa com a finalidade de serem expostas as bolachas, com os motivos realizados no dia anterior. A partir do intervalo da manhã, até à hora do almoço, alunos, funcionários e professores da Escola S/2,3 da Sé, mostraram-se receptivos, atraídos pelas cores, formas e sabores que com eles partilhámos.

Com esta actividade, os alunos trabalharam diversas áreas dos seus Currículos Específicos: Socialização (trabalho em equipa, sentido de partilha, adequação de comportamentos em diferentes contextos…), Autonomia, Motricidade, Desenvolvimento Sensorial, Matemática (medição, pesagem, contagem, uso do dinheiro…), Língua Portuguesa e Estudo do Meio.