Devido ao facto de ser invisual, a Filipa necessita de algumas adaptações curriculares e precisa, ainda, de desenvolver uma grande capacidade de memorização.
Essas adaptações curriculares são aplicadas essencialmente às disciplinas de História e de Ciências e baseiam-se em perguntas mais directas. Por exemplo, na disciplina de História, a Filipa não identifica, nem localiza os continentes no mapa mas, é-lhe pedido o nome dos continentes. Essa tarefa é, facilmente, concretizada pela Filipa.
Os testes de Inglês também sofrem alterações, não na forma das perguntas mas, na dimensão dos mesmos. Em vez de ter cinco alíneas numa pergunta, tem apenas duas.
Na disciplina de Português, e para que não seja prejudicada relativamente aos outros colegas, a Filipa leva, na véspera, o texto para casa para o poder ler e interpretar. Convém não esquecer que um texto de uma página escrito a negro corresponde a três ou quatro páginas em Braille.
A Filipa dispõe, também, de mais tempo para fazer os testes, caso necessite.
Como tem aulas de apoio, o seu horário sofre adaptações para não ter uma carga horária muito superior à dos colegas.
Parece-nos que, no caso da Filipa, a escola e o sistema de ensino se adaptaram bem às limitações de que ela é portadora.

acompanho as vossas noticias e aprecio a vossa sensibilidade e dedicaçao.