Por 1deb1lamego2009 | Colocado em Sem categoria | Publicado a 27 Fev 2010
A passada Quinta-feira, dia 25, foi um dia com muitas actividades diversificadas.
Logo pela manhã, após a aula de Actividade Física e Desportiva, recebemos a visita do Senhor Alexandre Fandino, para nos ensinar a trabalhar com barro. Começou por nos mostrar alguns objectos que precisamos para trabalhar com o barro, como por exemplo palhinhas, botões, formas de plástico ou latão…
Depois, ensinou-nos a trabalhar com o barro. Sabiam que se utiliza um rolo da massa para amassar e alisar o barro?
Pois é verdade… Vejam…
Chegou depois a hora de “colocarmos a mão no barro”. Fizemos primeiro duas peças que o nosso professor identificou com o nosso nome e turma para o senhor Alexandre levar para cozer no forno próprio. Depois, deu-nos um pouco mais de barro para nós imaginarmos e fazermos peças livremente, com a ajuda dos vários objectos que já dissemos. Saíram coisas muito bonitas…
Mas, e como já nos tinha sido dito pelo nosso professor, o tema da actividade estava relacionado com as Comemorações dos 100 anos da Implantação da República, o senhor Alexandre mostrou-nos algumas moedas da época da monarquia e da república, bem como alguns selos. Fizemos, então, um trabalho relacionado com o tema que foi levado para cozer e depois aperfeiçoar. Posteriormente, será mostrado aqui neste sítio.
Foi uma actividade da qual gostámos muito. Obrigado Senhor Alexandre!
Mas o dia ainda ia a meio…
Após o almoço e a aula de Música, fomos com a turma do 1º E à Escola Sede do nosso Agrupamento para visitarmos a Feira do Livro.
Começámos por nos dirigir ao auditório da escola onde a Senhora Dra. Amélia Bernardo nos contou duas histórias digitais do Plano Nacional de Leitura: “Onde estão os meus óculos?” e “O dia em que o galo não acordou”. Parecia que estávamos no cinema. Até dissemos ao nosso professor que era bom que a nossa escola também tivesse uma máquina daquelas para projectar as histórias que ele muitas vezes nos mostra no computador da nossa sala.
Depois de agradecermos à Senhora Dra. Amélia, fomos visitar a Feira do Livro que estava no átrio da escola. Havia muitos livros. O nosso professor indicou-nos a parte onde estavam os livros para a nossa idade. Alguns já conhecíamos. Foi bom vermos tantos livros que, muito em breve, iremos saber ler…
FOI MESMO UM DIA EM GRANDE…

















Pareceu-me ser um excelente dia, e principalmente a parte da aprendizagem no manuseamento do barro. É bom ver os nossos filhos a explorar as suas capacidades manuais.