Outubro 2008
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Olá!

Este é a nossa ligação ao mundo. Espero que aprecies o que vais encontrar neste recanto digital!

O objectivo deste blog é dar a conhecer o trabalho que vamos desenvolver durante todo o ano lectivo 2008/2009 (para que conste, somos finalistas… queremos FITAS!) na disciplina de Área de Projecto!

Neste momento ainda estamos numa fase de aquisição de conhecimentos e de escolha de tema para o nosso projecto.

A propósito, já ouviste falar dos “objectivos do milénio”? Sabes quantos são e quais são?

8 comments to Olá!

  • frvasil

    Eu já ouvi falar dos objectivos do milénio. Sei que integram um projecto à escala mundial. Dizem respeito a situações dificeis por que passa a humanidade, problemas que já vêm de longe e que são um verdadeiro flagelo. Contudo, espero saber muito mais e ficar mais esclarecido. Aguardo mais informação da vossa Turma, do trabalho que estais a realizar na disciplina Área de Projecto.

  • Jofran

    Muito bem. Já temos o conhecimento de quatro dos “objectivos do milénio”. Os grupos 2 e 4 já nos deram a conhecer os objectivos que são o campo de trabalho e de investigação dos seus elementos. Temas como os da pobreza, da mortalidade infantil, da saúde e da sustentabilidade ambiental configuram realidades muito sérias que afectam milhões de pessoas. Ao não serem satisfeitos estes direitos, a comunidade internacional é responsável por esta situação. Desejamos que, sendo objectivos do séc. XXI, se faça algo para debelar situações gritantes que a todos incomóda.

  • Bajuda

    Portugal assinou a Declaração dos Objectivos do Milénio juntamente com os 188 Estados-Membros das Nações Unidas, em Setembro de 2000, em representação de todos os cidadãos portugueses. Supostamente, as metas deveriam ser atingidas até 2015 (uma utopia, diga-se de passagem…)

    Já só faltam 7 anos…
    Ainda vamos a tempo de fazer algo de concreto… mas quando chegarmos a 2015, o que faremos com esta Declaração? Apagámos da nossa cabeça todos os problemas existentes por de trás dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio?

    Gostaria de vos fazer uma outra pergunta: que soluções concretas Portugal (Governo e cidadãos) tem feito para apagar os problemas existentes por trás dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio?

  • Bajuda

    Em Setembro de 2000, Portugal também assinou a Declaração do Milénio.
    Assinou-o juntamente com os 188 Estados-Membro das Nações Unidas.

    A Declaração diz que até 2015 as metas dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio – ODM (uma utopia, diga-se de passagem…)

    Estamos em 2008… o que já fizémos há 8 anos atrás?
    Já só faltam 7 anos… ainda vamos a tempo de fazer alguma coisa!

    Receio o que poderá vir acontecer em 2015… receio que, nessa altura, os ODM não tenham passado de meras assinaturas num encontro das Nações Unidas… receio que os problemas existentes por de trás deles permaneçam e que o 189 Governos apenas mudem o nome…

    O Bono Vox tinha razão no seu discurso quando diz que “tudo tem haver com a geração”. De facto, não queremos ser a geração que quer fazer da pobreza “coisa” do passado?… Então é preciso sonhar e pensar para os outros, agir para todos!

    Bom trabalho, pessoal!
    Sempre em frente, sem medo de querer atingir o impossível!

  • Jofran

    É certo que a pretensão de acabar com as realidades que enquadram os “objectivos do milénio”, até 2015, tem uma certa dose de utopia.Pelo que vemos, e agora com a crise económica que estamos a atravessar, é difícil alcançar este desiderato. Muitos dos recursos que estariam destinados para a concretização destes objectivos serão, provavelmente, canalizados para outros fins. Mais uma vez, como em outras circunstâncias, as prioridades são alteradas, e, os mais necessitados ficam esquecidos.Os direitos humanos não são respeitados. Sim, é de direitos humanos que se trata…,não de favores. Em causa estão necessidades básicas.
    Apesar de tudo, não quero ser pesimista. E, por isso, uma certa utopia, sem se deixar de ser realista, faz bem. Acreditar no fututo é próprio de gerações jovens. Vós, que estais a abraçar este projecto nas vossas aulas, tendes que acreditar num futuro melhor. E contribuir para isso. Espera-se que, dum trabalho como este, fiqueis mais conscientes do mundo em que viveis e do que ainda é preciso fazer por um mundo melhor. Também por este meio se formam bons cidadãos. Por isso, ide em frente. O mundo é daqueles que ousam fazer algo de bom por ele!

    Uma nota de rodapé. Sois alunos do 12º ano. Por estes lados, no dia 1 de Dezembro, clebra-se a Festa de Finalistas. Sem esquecer o essencial, a festa tem-vos exigido algumas das vossas energias. Faz parte da vida de estudante.Boa festa!

  • frvasil

    Chegou ao fim o 1º período lectivo. É a altura de vos desejar um Bom Natal. Por tradição, esta quadra sensibiliza-nos ainda mais para situações de graves dificuldades vividas por muitas pessoas. Algumas podem estar bem perto de nós. Vamos estar atentos. Com o nosso modo de estar e de ver o outro, podemos contribuir para “Apagar os Objectivos do Milénio” (Del8).
    Nunca faremos tudo o que está ao nosso alcance, mas sempre podemos fazer alguma coisa, com o propósito de termos para todos um mundo melhor.
    Boas Férias e Feliz Natal!

  • jofran

    Já dei conta que o blogue voltou a ser dinamizado.Os grupos 2 e 3 introduziram os resultados obtidos por meio das entrevistas e dos inquéritos, acompanhados por uma reflexão do grupo. Deste modo, temos uma amostra de qual é o conhecimento e o pensamento da nossa comunidade escolar quanto ao Del8. Esta informação permite-nos avaliar se há necessidade de fazer passar mais conhecimentos para o exterior da turma e promover iniciativas que conduzam a uma maior sensibilização para estas causas.
    Ficamos à espera de mais resultados do vosso trabalho no Projecto Del8.

  • Nitro

    Acedi agora ao vosso blog e tive curiosidade em conhecer o vosso trabalho em A.P. Já me apercebi que estais a trabalhar o objectivo Del 8 Apaga com os obejctivos do milénio. Ao mesmo tempo, constato que o vosso blog tem estado parado ultimamente. Será que não tendes “produzido” ou, então, há muito trabalho não divulgado?
    Se realizastes algumas actividades, na sequência do que foi pensado e elaborado na sala de aula, gostaria que o divulgásseis. Deste modo, ficaria a conhecer melhor o que é o Del 8, como estais envolvidos e envolveis a comunidade escolar no projecto.
    Bom trabalho. O tema é actualíssimo!

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.