Abril 2008

You are currently browsing the monthly archive for Abril 2008.


Nesta aula vamos dar a conhecer a lenda d’os Leões de Goujoim do concelho de Armamar.

Sobre os túmulos da necrópole de Goujoim conta-se a seguinte lenda: se uma pessoa for até junto dos túmulos, à meia noite, sòzinho, aparecem dois leões com um pote cheio de oiro que oferecem a essa pessoa sem lhe fazer mal algum, com uma condição: deve pegar no pote, e ir-se embora e não olhar para trás, de contrário morrerá logo ali (contada por José Rodrigues ou Zé Tripeça, na altura a pessoa mais velha da freguesia).

Outra lenda ainda do concelho de Armamar:

Uma tarde de muito calor passou um cavaleiro desconhecido por Vila Verde. Cansado e cheio de sede bateu à porta de um morador e suplicou-lhe um púcaro de água. O sol escaldava e o dono da casa, que dormia a sesta, acordou mal-humorado e em vez de matar a sede ao viajante desconhecido, bateu a porta com um estrondo e negou-lhe a água. O cavaleiro desconsolado lançou então o anátem da maldição sobre esta terra, em voz que toda a gente pôde ouvir:
-não mais serás vila verde, mas passarás a ser Vila Seca.
A partir daí as fontes secaram e vila verde passou a ser conhecida por Vila Seca, actualmente freguesia do concelho de Armamar (obtida por Belmira Guedes Leão Palma, prof.ª Ens. Prim, – com cerca de 74 em 1982 ( ano desta recolha) e que havia sido contada por volta de 1922 por Maria da Fonseca Ferreira).

Nesta aula vamos transcrever para o blog a receita da famosa bola de Lamego e do bacalhau à moda de Lamego.

Bola de Lamego
Ingredientes
400 g de pão de trigo em massa
100 g de banha
20 g de fermento de padeiro
300 g Presunto em fatias finas
Banha para barrar
Farinha q.b.

Confecção:

Desfaz-se o fermento em água morna e junta-se ao pão em massa. Junta-se também a banha e a farinha necessária. Depois amassa-se tudo muito bem até a massa estar ligada. De seguida, divide-se em duas partes iguais. Estende-se uma delas em forma de quadrado e coloca-se por cima o presunto cortado às fatias. Coloca-se o outro quadrado da massa por cima e faz-se uma dobra em toda a volta da bola, de forma a que fique bem “fechada”. Por fim, pica-se com um garfo em vários pontos, barra-se com banha e leva-se ao forno médio ,cerca de 40 minutos, até estar douradinha.

Bacalhau à moda de Lamego

Ingredientes:
Bacalhau
Pão ralado
Manteiga
Pimenta moída

Preparação:

Dessalgar bem um lombo de bacalhau, pôr numa frigideira com bastante azeite, cobrir com uma camada grossa de pão ralado, dei­tar bocados de manteiga sobre o pão ralado e alguma pimenta moída. Cozer no forno até a crosta ficar bem tos­tada e loura.

« Older entries