Janeiro 2009
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivo

Curso: Fisioterapia

Centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, tendo como base a estrutura e função do corpo. Lança mão a modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas e em meios físicos e naturais. Tem como finalidade a promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação. Por outro lado, pretende  tratar, habilitar ou reabilitar utentes com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor.

O objectivo máximo, no fundo, é ajudar a atingir funcionalidade e qualidade de vida.

A Fisioterapia é hoje exercida em múltiplos contextos de saúde. As necessidades do mercado exigem fisioterapeutas capacitados para trabalhar individualmente ou inseridos em equipas em ambientes tão diferenciados como: Hospitais, Clínicas e Centros de Reabilitação, Centros de Saúde, Centros e Clubes Desportivos, Lares de Idosos, Piscinas Terapêuticas, Escolas e Instituições de Ensino Especial, Fábricas, Companhias de Seguros e Estabelecimentos Termais, entre outros.

Esta diversidade exige também uma educação que forme profissionais autónomos e reflexivos, com capacidade para, logo após a sua formação, serem capazes de compreender e analisar criticamente a complexidade do sistema de saúde, no qual os serviços de fisioterapia são prestados.

Em Portugal este curso existe em seis universidades:

Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto. A última média de acesso foi de 18 valores e uma décima. As condições de acesso passam pela aprovação no Ensino Secundário ou habilitação equivalente e ter realizado uma das seguintes provas de ingresso: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Matemática.

Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra. A última média de acesso foi de 18 valores. As condições de acesso passam pela aprovação no Ensino Secundário ou habilitação equivalente e ter realizado uma das seguintes provas de ingresso: 02 Biologia e Geologia ou 07 Física e Química ou 07 Física e Química ou 16 Matemática.

Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa. A última média de acesso foi de 17 valores uma décima. As condições de acesso passam pela aprovação no Ensino Secundário ou habilitação equivalente e ter realizado uma das seguintes provas de ingresso: 02 Biologia e Geologia e 07 Física/Química ou Biologia e Geologia e Matemática.

Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (Castelo Branco). A última média de acesso foi de 15 valores e 9 décimas. As condições de acesso passam pela aprovação no Ensino Secundário ou habilitação equivalente e ter realizado uma das seguintes provas de ingresso: Biologia e Geologia e Física e Química ou Biologia ou Física ou Química. Este curso tem um pré-requisito obrigatório, têm de ficar aptos em Comunicação Interpessoal.

Escola Superior de Saúde de Aveiro. A última média de acesso foi de 16 valores e 7 décimas. As condições de acesso passam pela aprovação no Ensino Secundário ou habilitação equivalente e ter realizado uma das seguintes provas de ingresso: 02 Biologia e Geologia e 07 Física e Química. Este curso tem um pré-requisito obrigatório, têm de ficar aptos em Comunicação Interpessoal.

Escola Superior de Saúde de Setúbal. A última média de acesso foi de 15 valores e 9 décimas. As condições de acesso passam pela aprovação no Ensino Secundário ou habilitação equivalente e ter realizado uma das seguintes provas de ingresso: 02 Biologia e Geologia ou 07 Física e Química ou 18 Português. Este curso tem um pré-requisito obrigatório a Comunicação Interpessoal.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.