O Mosteiro dos Jerónimos foi mandado construir em 1496, pelo rei D. Manuel I. As obras iniciaram-se em 1501. A razão da construção deste mosteiro partiu da vontade do monarca de reunir, em panteão, o ramo dinástico por ele iniciado. D. Manuel I e os seus descendentes foram sepultados em túmulos de mármore colocados na capela-mor da Igreja e capelas laterais do transepto.
O Mosteiro tem uma fachada com mais de trezentos metros e foi construído com calcário de lioz. É apontado como a “jóia” da arquitectura manuelina, com elementos arquitectónicos do gótico e do renascimento.
Este mosteiro foi ocupado pelos monges da Ordem de S. Jerónimo, cuja principal função era prestar assistência espiritual aos navegadores que partiam da praia do Restelo em busca de novos mundos.
Na Igreja deste mosteiro estão as arcas tumulares de Vasco da Gama e de Luís de Camões.
Foi declarado Monumento Nacional em 1907 e em 1984 a UNESCO classificou-o como “Património Cultural de toda a Humanidade”. A 7 de Julho de 2007 foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal.

Leave a Reply