Maio 2009
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivo

Projecto Comenius

Entrevista feita aos alunos que viajaram com o Projecto Comenius

Aqui ficam alguns dos testemunhos dos nossos colegas.

P. Qual foi o destino da vossa viagem?

R. O destino da nossa viagem foi Kolding, na Dinamarca.

P. Quais as expectativas que vocês tinham relativamente a esse país?

R. Esperávamos encontrar um país diferente e mais desenvolvido.

P. Fizeram alguma pesquisa sobre o país que iriam visitar?

R. Sim, fizemos uma breve pesquisa sobre a gastronomia e o clima.

P. Sentiram-se nervosos por ir viajar? Porquê?

R. Não. Já tínhamos viajado anteriormente. Esta seria mais uma viagem!

P. Quando chegaste qual foi a primeira impressão do país?

R. Estávamos num país diferente…A primeira impressão foi a de que “estamos num país plano e verde”.

P. Que achaste do acolhimento e aconchego da tua “nova família”?

R. Foi muito bom. Acolheram-nos bem e deram-nos tudo o que precisávamos.

P. O que achaste de diferente, ao nível da cultura, comida e roupas, em relação ao nosso país?

R. Em relação ao vestuário têm um estilo completamente diferente do nosso, meias em cima das calças, all stars, túnicas, leggins… Os rapazes tinham, quase todos, o cabelo espetado. Em relação à gastronomia, o pão é confeccionado de maneira diferente, tinha sementes de sésamo por cima. Tivemos oportunidade de experimentar o famoso “pão preto” da Dinamarca, mas não gostamos muito. Em relação à cultura, as pessoas têm uma mente mais aberta e são mais liberais. Por exemplo, na escola, o professor deixava os alunos sozinhos por alguns minutos e eles permaneciam em silêncio como se o professor estivesse dentro da sala.

P. Quantos dias ficaram na Dinamarca?

R. Ficámos seis dias, de 24 de Abril a 29 de Abril.

P. O que fizeram nesses dias?

R. No primeiro dia, chegámos à Dinamarca e as famílias vieram receber-nos. Alguns levaram-nos ao parque de diversões, outros à piscina e outros ainda ficaram em casa.

No segundo dia, fomos a um Centro de Ciência Viva onde pudemos estar em contacto com diversas tecnologias.

No terceiro dia, fomos visitar uma cidade antiga, um museu de Vikings e a uma Catedral protestante. À noite, fomos todos juntos ao bowling.

No quarto dia, apresentámos aos nossos colegas dinamarqueses um trabalho sobre o Trabalho no Futuro. À tarde, fomos visitar um Castelo, onde nos propuseram um peddy-paper. Mais tarde, fomos ao Shopping mais conceituado da cidade.

No quinto dia, fomos à Legoland, isto é, uma espécie de parque de diversões com muitas construções em legos.

No sexto dia, fizemos as malas e regressámos a Portugal.

P. Gostaste do que viste?

R. Claro que sim! Se pudéssemos íamos outra vez…

P. O que mais vos impressionou?

R. Impressionou-nos o facto de raparigas menores exagerarem no álcool, o silêncio que havia na escola e em qualquer espaço público (autocarros, supermercados e até no Shopping).

P. Trocavam Portugal por esse país? Porquê?

R. Alguns de nós trocavam, se levassem algumas coisas daqui, outros, não. Embora a Dinamarca seja um país melhor do que o nosso, Portugal é sempre Portugal.

P. Repetiriam a viagem se pudessem?

R. Claro que sim! As vezes que fossem necessárias.

P. O que aprenderam com esta viagem?

R. Aprendemos que falar Inglês não é assim tão difícil.

P. Como são os dinamarqueses?

R. As pessoas são acolhedoras, simpáticas, muito atenciosas, principalmente os pais dos nossos colegas.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.