A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do crime, do criminoso, da vítima e do controle social do acto criminoso. É empírica, pois baseia-se na experiência da observação, nos factos e na prática, mais que em opiniões e argumentos.
Beneficiando de um plano de estudos que congrega áreas científicas como a Criminologia, o Direito, as Ciências do Comportamento, a Estatística, os Métodos de Investigação Científica e as Ciências Forenses, os futuros licenciados estarão aptos a desenvolver actividades de análise criminologista.
Assim, os futuros criminólogos portugueses poderão desenvolver a sua actividade profissional, à semelhança do que acontece noutros países, em forças policiais, sistema prisional, serviços de reinserção social, centros educativos para menores delinquentes, centros de protecção de crianças e jovens, centros de acolhimento e de assistência a vítimas, centros e projectos de prevenção e tratamento da toxicodependência, autarquias, projectos de prevenção na área da criminalidade e da segurança, projectos de investigação científica e ensino da criminologia.
As disciplinas deste curso são: Biologia, Psicopatologia, Sociologia, Política, Antropologia, Direito e Filosofia, entre outras.
Em Portugal, este curso existe apenas na Universidade do Porto, mais especificamente, na Faculdade de Direito. A última média de acesso foi de 17 valores e 6 décimas.
As condições de acesso passam pela aprovação no Ensino Secundário ou habilitação equivalente e ter realizado uma das seguintes provas de ingresso: História (11), Biologia e Geologia B (02) ou Português (18). De notar que não são necessários pré-requisitos.

Leave a Reply